06 de novembro, de 2021 | 15:00

Concessionária do transporte coletivo aponta déficit acumulado em R$ 24 milhões em Ipatinga

Divulgação
A audiência foi convocada pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente para debater a atual situação do transporte público, além de discutir diversas situações trazidas pela população sobre o temaA audiência foi convocada pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente para debater a atual situação do transporte público, além de discutir diversas situações trazidas pela população sobre o tema

Com palestra direcionada à mobilidade urbana, o especialista Rodrigo Matta abriu a audiência pública na Câmara de Ipatinga com o tema “Desafios e oportunidades no Transporte Público do Município”, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. A audiência, realizada na noite de 4 de novembro, foi convocada pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente para debater a atual situação do transporte público, além de discutir diversas situações trazidas pela população sobre o tema. O evento reuniu os integrantes da comissão, representantes de diversos setores e da Saritur, empresa concessionária do transporte público, e do Poder Executivo.

O serviço que é responsabilidade do poder público municipal, concedido a empresas privadas, enfrenta em todo o Vale do Aço o desafio de continuar a ser prestado, mas se adequando à realidade da redução do número de passageiros face as alternativas de transporte como aplicativos e mototáxi, a gratuidade concedida como benefício social a milhares de pessoas e o aumento do custo operacional, principalmente com a alta nos preços dos combustíveis e insumos. A conta não tem fechado e as empresas adotam medidas como extinguir o cargo do cobrador dentro dos coletivos. Esse foi um dos temas tratados na audiência pública em Ipatinga.

Déficit

No debate a respeito do contrato entre a empresa Saritur e o município de Ipatinga, o gerente administrativo da Saritur, Anivair Dutra, está com déficit de R$ 24 milhões, “que vem se acumulando no desde 2016”. Ainda de acordo com ele, esse valor é relativo ao custeio de gratuidades nos ônibus e que poderiam ser custeadas com a arrecadação das publicidades veiculadas nas traseiras e laterais dos coletivos. “O que se constatou é que a empresa não arrecada nem 10% do montante desta dívida”, citou a advogada Janine Ramalho, também representando a empresa.

Outro fator levantado na audiência e que segundo os envolvidos contribui para o déficit operacional da empresa, está na diminuição do número de passageiros, principalmente durante o período de pandemia. A empresa reafirmou que, mesmo operando no vermelho, tem mantido o quadro de funcionários e que, nesse ano, chegou inclusive a conceder correção salarial aos trabalhadores.

Veja mais:
Transporte coletivo é tema de audiência pública em Ipatinga
Moradores de Coronel Fabriciano mostram preocupação diante da retirada de cobradores dos ônibus
Retirada dos cobradores de ônibus será tema de debate em Timóteo
Ministério Público do Trabalho oferece mediação para problemática da retirada da função de cobrador
Ipatinga anuncia que intensificou fiscalização para coibir ausência de cobradores nos coletivos
Ônibus rodam sem cobradores em Ipatinga e usuários reclamam
Viagens de ônibus em Ipatinga atrasam por causa da ausência de cobradores
Cobradores da Saritur serão realocados e motoristas devem assumir tarefa extra
Saritur nega que ônibus recebido sem a cadeira do trocador seria para mudança definitiva

Frota

A comissão também questionou sobre uma possível previsão para a renovação da frota de veículos. Os parlamentares quiseram saber ainda se a empresa tem alguma pretensão de retirar os cobradores dos ônibus. “É uma alternativa para tentar abaixar o custo operacional da empresa e que, caso providências não sejam tomadas, no cumprimento das obrigações contratuais com o município, o resultado pode ser ainda pior, com a decretação de falência, o que acarretaria demissão em massa”, disse Janine. Ela reforçou que, sobre a questão da renovação da frota de veículos, não há nenhuma previsão, em razão do déficit que o município tem com a empresa.

Veja também:
Audiência pública em Timóteo expõe a gravidade do custo do transporte público e risco de colapso se medidas urgentes não forem adotadas


Cobradores fazem apelo por manutenção de empregos


Muitos participantes, a maioria cobradores de ônibus, usaram a tribuna para pedir aos vereadores que lutem em prol da categoria. O presidente da Comissão, vereador Adiel Oliveira, destacou a importância da audiência para o entendimento mais aprofundado do assunto. “Nos solidarizamos com todos os trabalhadores que estão em risco, porém estamos vendo que o problema é mais grave. E que precisamos ser efetivos para não colapsar o transporte público do município. Estamos entendendo que a implantação do sistema de integração dos ônibus pode ser uma solução que atenderia os anseios da população, da empresa e consequentemente dos motoristas e cobradores”, afirmou.

O vice-presidente da Comissão, vereador Ley do Trânsito, informou que a comissão irá atuar com o governo municipal e a empresa, “em busca de uma solução para as linhas que, segundo a população, foram diminuídas, mas que na verdade tiveram rotas alteradas” disse Ley.

A Comissão Permanente de Urbanismo, Trânsito, Transporte e Meio Ambiente tem como integrantes o vereador Adiel Oliveira (presidente), o vereador Ley do Trânsito (vice) e o vereador Zé Terez (relator). Os parlamentares anunciaram, ao fim da audiência, um relatório detalhado com as tratativas da audiência para o encaminhamento ao governo municipal, buscando uma solução conjunta para o setor. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Ipatinga)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigo

08 de novembro, 2021 | 11:44

“No zero hora do forquilha pro hmc o onibus chrga no ponto as 22:40 ate chegar no relogio de ponto ja estou atrasado uns 5 ou 10 minutos . Entao tive que comprar uma moto pois a dona saritur so sabe tirar os onibus”

Rodrigo

08 de novembro, 2021 | 11:41

“E muito facilde resolver coloquem mais onibus pra circularem coloquem mais horarios de onibus e muito mais seguro andar de onibus do que ter a moto ou carro roubados . Ano passado fui trabalhar de 6:40 as 15 do forquilha pro HMC 1 como nao tem onibus direto peguei o 506 parei no centro pra pegar o 400 nesse intervalo fui assaltado isso no dia de sabado como no domingo nao tem o onibus direto”

Jorge

06 de novembro, 2021 | 21:01

“A passagem de ônibus de Ipatinga é uma das mais caras do Brasil,pela distância percorrida.”

Paulo Sergio Lima Sousa

06 de novembro, 2021 | 17:28

“Mentira mais absurda ,uma empresa dessas trabalhar no vermelho em 27 milhões conta outra ,ou ta vazando pelo ralo ou é mais uma desculpa para que a câmara dos vereadores possam dar um álvara de irresponsabilidade para a empresa ficar de boa,
essa historia ja ta traçada,e quem ganha e a empresa.”

Gildázio Garcia Vitor

06 de novembro, 2021 | 16:16

“Uma medida que poderia ser tomada, para reduzir, pelo menos em parte, esse déficit, seria a extinção da gratuidade para os que temos menos de 65 anos, com a administração municipal assumindo essa gratuidade para os cidadãos que dependem do transporte para tratamento de saúde e não têm condições de arcarem com ele.”

José Carlos Viana

06 de novembro, 2021 | 15:53

“A internet 5G batendo na porta e a Câmara de vereadores discutindo a manutenção de cobradores nos ônibus.....”

Edimir Rodrigues

06 de novembro, 2021 | 15:43

“Sério, então SARITUR renuncie a concessão e vá jogar pelada em outro campo. Suma daqui, ninguém mantém alguma atividade empresarial pelo social, se é por falta de adeus , vá com Deus!”

Envie seu Comentário