SÃO PAULO, 5 MAI (ANSA) – A economia de Caxias do Sul, cidade brasileira com forte presença italiana, registrou crescimento de 5,2% em março, em relação a fevereiro, depois de três meses consecutivos de queda.   

Já a alta no trimestre foi de 4,1%, e no acumulado dos últimos 12 meses, de 2,9%, segundo números divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).   

Na relação entre março e fevereiro, o levantamento indica crescimentos de 5,8% na indústria e de 8,7% nos serviços, mas retração de 2,6% no comércio. “Um dos pontos que explicam o incremento de março é que janeiro e fevereiro são meses com menores dias úteis, férias e menos atividades”, explicou o diretor de planejamento, economia e estatística da CIC Caxias, Tarciano Mello Cardoso.   

As exportações cresceram 35,2% em março, na comparação com fevereiro, e as importações, 4,9%, fazendo com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse desempenho positivo de 168,4% no período.   

Os principais países de origem das importações locais são China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Já os países de destino das exportações são Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e México. Máquinas e aparelhos são as mercadorias mais importadas, enquanto material de transporte predomina nas exportações. (ANSA).