Pesquisa
 Essa pesquisa nacional, com o apoio da AJOR -  Associação de Jornalismo Digital e da ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, objetiva conhecer a visão dos gestores de empresas informativas sobre a segurança de jornalistas, e eventuais ocorrências de ataques, ameaças, assédios e violências digitais e ou físicas, dirigidas aos profissionais.
A pesquisa é parte do projeto Safety Matters, financiado pelo Norwegian Research Council, visando educar, avaliar e sugerir ações sobre a segurança de jornalistas na Noruega, Brasil, Estados Unidos e África do Sul.
A pesquisa é coordenada no Brasil pelas Professoras Daniela Ramos e Beth Saad, da ECA-USP e do Grupo de Pesquisa COM+  
Agradecemos, desde já, a sua colaboração!

As informações sobre o respondente e o nome do veículo são sigilosas



Sign in to Google to save your progress. Learn more
1. Você considera que há diferenças quanto à segurança para o exercício de atividades jornalísticas realizadas por mulheres e homens no Brasil?
Se quiser, faça observações
2. E na empresa/organização na qual você trabalha, considera que o jornalista tem segurança para desenvolver suas atividades?
Discordo fortemente
Discordo
Não discordo e nem concordo
Concordo
Concordo fortemente
Marque a sua opção
Se quiser, faça observações
3. Se já identificou ocorrências sensíveis dirigidas aos profissionais DENTRO DA REDAÇÃO, por favor, identifique as ameaças e/ou violências - assinale mais de uma conforme o caso *
Required
Se quiser, discorra sobre ocorrências identificadas dentro da redação
4. Considerando as ocorrências sensíveis identificadas no ambiente da redação, identifique os atores predominantes desta prática:
Se quiser, discorra sobre as ocorrências identificadas fora da redação
6. Considerando as ocorrências sensíveis identificadas no ambiente externo à redação, identifique os atores predominantes desta prática
7. Sua empresa possui política e/ou procedimento, manuais ou outro tipo de ação específicos para ocorrências sensíveis?
Clear selection
Se sim, descreva
8. Considerando a rotina da redação (não importa o tamanho), como ocorrências sensíveis são tratadas pelos diretores e editores?
9. Sua empresa oferece treinamento específico para os profissionais como medida de prevenção e proteção em relação a sua segurança física ou digital?
Se sim, descreva
10. A área de gestão e desenvolvimento de pessoas (caso exista) possui atendimento e acompanhamento de casos sensíveis?
Em caso positivo, descreva quais as principais formas de atendimento e apoio
No caso de não existência de área de gestão de pessoas, quais e quem seriam os responsáveis para atender e acompanhar tais casos?
11. Sua empresa possui políticas e sistemas de segurança para o tráfego de dados e metadados, e informações digitais entre dispositivos, servidores e hubs instalados para a operação do trabalho jornalístico?
Se sim, indique os principais
12. Em caso de alguma ocorrência sensível se configurar grave, sua empresa oferece apoio para o profissional?
13. 2022 é ano eleitoral e, portanto, com grande exposição dos profissionais de jornalismo nas coberturas, em manifestações partidárias e diante da opinião pública em geral. Indique as medidas visando a proteção e a segurança do exercício do trabalho jornalístico para este período
Caso queira incluir mais alguma informação ou algo que gostaria de registrar sobre o tema ocorrências sensíveis  por favor, descreva abaixo:
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy