Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadora Mariangela Meyer representa presidente do TJMG em Mariana

Arquidiocese fez lançamento de nova edição de livro sobre a vida de dom Viçoso


- Atualizado em Número de Visualizações:

A desembargadora Mariangela Meyer, superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e integrante da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, representou o presidente Gilson Soares Lemes, nesta quarta-feira (7/7), na cerimônia de lançamento da quarta edição do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso – Bispo de Mariana e Conde da Conceição”. Uma missa e uma solenidade foram realizadas no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, no município de Mariana, na região Central do Estado.

O evento incluiu também o lançamento do caminho religioso “Nos Passos de Dom Viçoso – Uma Caminhada de Fé” e a apresentação dos primeiros números do informativo “Nos Passos de Dom Viçoso”. A celebração eucarística realizada nesta quinta-feira marcou ainda o início das atividades de preparação para o sesquicentenário da morte de dom Viçoso.

O livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso – Bispo de Mariana e Conde da Conceição” é de autoria do primeiro arcebispo marianense, dom Silvério Gomes Pimenta, que foi o primeiro biógrafo de dom Viçoso e também o responsável por dar início ao seu processo de canonização.

not---Lancamento-do-livro-em-Marina.png
Solenidade foi realizada no Santuário de Nossa Senhora do Carmo (Foto: Divulgação/TJMG)

A quarta edição da obra foi elaborada nos últimos anos e incluiu a digitação do livro, a partir da terceira edição da publicação, já centenária. Foi necessária uma adaptação do texto, que, na edição anterior, ainda apresentava português arcaico. “Queremos que a memória e os feitos de dom Viçoso sejam reconhecidos e lembrados. É importante que todos tenham uma ideia do que esse bispo significou para a Arquidiocese de Mariana e para o Estado de Minas Gerais”, afirmou o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Mariana, dom Aírton José dos Santos.

 A biografia de dom Viçoso foi mencionada durante a missa e detalhada ao longo da solenidade de lançamento do livro. O caminho “Nos Passos de Dom Viçoso”, percorrido muitas vezes pelo bispo, também foi apresentado. A rota pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. Com 88 quilômetros, ela liga o Santuário do Caraça a Mariana, passando por cachoeiras, capelas, ruínas, trilhas, fazendas, distritos e municípios. O objetivo é que ela se torne uma rota turística religiosa. O trajeto foi demarcado pelas prefeituras de Mariana e Catas Altas.

Dom Viçoso nasceu em Portugal, em 1818, e chegou ao Brasil em 1819. Fundou o Colégio do Caraça e foi o reformador do Seminário de Mariana. Por 29 anos, dirigiu a Diocese de Mariana. Morreu em 1875, sendo lembrado com um bispo exemplar, caridoso com pobres e órfãos, protetor dos escravos, missionário, defensor dos direitos da igreja e devoto da Virgem Maria. O religioso foi sepultado na cripta da Catedral da Sé, em Mariana.

not-2--Lancamento-do-livro-em-Marina.png
A desembargadora Mariangela Meyer compôs a mesa de honra do evento (Foto: Divulgação/TJMG)

Há quase um século, a Cúria de Mariana vem recebendo comunicações de bênçãos, graças e favores atribuídos à mediação de dom Viçoso. O processo de beatificação, que teve início em 2007, encontra-se em andamento.

O caminho religioso “Nos Passos de Dom Viçoso”, que pretende incentivar uma caminhada de fé e contemplação, pode ser conhecido no site www.domvicoso.org.br ou no perfil do Instagram @nospassosdedomvicoso.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial