Categorias
Conexão

Pesquisadores e estudantes da UFRJ têm a oportunidade de estudar na França

Lançado pela Faperj e Embaixada da França, o edital de mobilidade internacional está com inscrições abertas até 2 de junho 

Mais uma oportunidade é dada para pesquisadores e estudantes da UFRJ que têm o desejo de estudar na França. A Faperj e Embaixada da França lançaram, na última sexta-feira, o  edital de Mobilidade Internacional Faperj-França 2024, destinado a apoiar a mobilidade de pesquisadores fluminenses e franceses em projetos conjuntos de pesquisa. As inscrições estão abertas até o dia 2/6 e pelo menos oito projetos serão financiados.

O edital financiará tanto a vinda de pesquisadores franceses às instituições no Rio de Janeiro, quanto a visita de pesquisadores fluminenses às instituições francesas dos pesquisadores parceiros. Cada proposta deverá prever um período de mobilidade de 15 a 60 dias, para ambos os pesquisadores envolvidos. 

“Este é um dos editais internacionais de maior sucesso na Faperj. Não é à toa que o acordo com a Embaixada da França foi renovado pela segunda vez, com previsão para essas e outras atividades futuras de cooperação para os próximos quatro anos. Além de ser um edital que permeia todas as áreas e instituições, o tema das propostas é sempre muito interessante e inovador, tendo sido avaliado com apresentações até mesmo na Academia Brasileira de Ciências”, comenta Vania Paschoalin, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais da Faperj.

A Faperj será responsável por financiar as bolsas de mobilidade, enquanto a Embaixada da França ficará à frente da concessão das passagens e seguros. As mobilidades deverão ocorrer a partir da segunda quinzena de agosto até dezembro de 2024. 
A íntegra do edital pode ser conferida no link.