Prefeituras são premiadas por aprimorar gestão da merenda



Vinte e dois municípios brasileiros foram premiados nesta quarta-feira (23) na oitava edição do prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, realizado pala organização Ação Fome Zero. A premiação reconheceu ações criativas e responsáveis das prefeituras para aprimorar a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Premiada em todas as edições do prêmio, a cidade de Paragominas, no Pará, foi novamente reconhecida este ano. Os paraenses foram agraciados na categoria merenda indígena e quilombola, por integrar líderes de tribos da região e mães de alunos para preservar as tradições alimentares dos povos indígenas e garantir uma alimentação nutritiva e saudável. A cidade também receberá a menção de destaque de merenda com produtos orgânicos da agricultura familiar, por oferecer cursos de capacitação para produtores familiares da região que vendem seus produtos direto para as escolas.

“Crianças bem alimentadas serão adultos saudáveis”, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, representando a presidenta Dilma Rousseff no evento. A ministra elogiou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação (MEC), que oferece os alimentos aliado ao reforço à economia local e à agricultura familiar. “É um casamento difícil.”

Administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Pnae garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Em 2011, o programa ofereceu diariamente 130 milhões de refeições para mais de 45 milhões de estudantes em 200 mil escolas por todo o País.

De acordo com o presidente do FNDE, José Carlos Freitas, é preciso criar mecanismos para aprimorar os aspectos logísticos e de qualidade da merenda que é servida. “O prêmio demonstra o ponto alto da eficiência do programa e registra ações que deram resultado, para que possamos multiplicar e potencializar as boas práticas dos programas de alimentação escolar”, disse Freitas.

As experiências premiadas são divulgadas no Observatório de Boas Práticas do portal da Ação Fome Zero.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Ministério da Educação



23/11/2011 20:44


Artigos Relacionados


Prefeituras são premiadas por gestão eficiente da merenda escolar

Apenas 27% das prefeituras usam peixe na merenda escolar semanalmente, diz ministro

Três iniciativas do MEC são premiadas por inovação na gestão

Boas práticas e inovações na gestão do SUS serão premiadas com até R$150 mil

Estratégias de gestão do Bolsa Família serão premiadas nesta segunda-feira

Ministro vê a Copa como chance de aprimorar gestão do futebol