Copy

Luz ao fundo do túnel

 

Boas notícias. A vacina para a COVID-19 está aí e com ela a esperança no início da normalização do turismo. Porém, não haja ilusões. O regresso das atividades de alojamento e restauração aos níveis pré-pandemia será mais lento que o desejado e segundo o Inquérito Rápido e Excecional às Empresas, realizado pelo INE e pelo Banco de Portugal em novembro, estará ainda a doze meses e meio de distância.
Em 2021, a procura nacional vai continuar a desempenhar o papel principal nas receitas dos setores da restauração e do alojamento e a natureza continuará a ser um dos espaços preferidos na busca da liberdade que a pandemia tem condicionado. É por isso sobre o mercado doméstico que devem incidir os esforços de marketing e comunicação, e a inovação e a diferenciação, os trunfos para vencer num ano exigente em resiliência e flexibilidade.
A reprogramação do plano de atividades da iNature conta dar um empurrão nesse sentido, mas não só. O funcionamento em rede, a colaboração e a comunicação terão um papel fundamental no esforço para mitigar os efeitos do contexto atual e esta newsletter pretende ser um instrumento para ajudar a fazer esse caminho. Todos os meses faremos para prestar informação útil e procurar agir como uma plataforma de crowdlearning que, através da voz e da experiência dos associados e parceiros, contribua para encontrar as soluções para os desafios que o ano nos trará.

Voz oN

Casas de Alpedrinha incentiva turismo responsável
Abolir o plástico e servir somente água das nascentes da quinta são algumas das inovações do empreendimento turístico em espaço rural situado na vila de Alpedrinha.

A proteção ambiental e a sustentabilidade são temas fortes da atualidade e Luís Sá Pereira quer torná-los num trunfo para enfrentar 2021. A ideia passa pela concretização de um programa de abolição do uso de plástico no empreendimento. Nas Casas de Alpedrinha, os hóspedes terão à sua disposição alguns snacks e itens alimentares para confecionarem refeições rápidas armazenados em recipientes vidro, de forma a evitar a entrada de plástico nos alojamentos. E, tanto nestes como no restaurante Papo D’Anjo, a água servida será exclusivamente proveniente das nascentes da quinta. “Queremos estimular o turismo e o turista responsável do ponto de vista ambiental”, diz Luís Sá Pereira.
Para o responsável, o ano passado – o primeiro de atividade - até não foi muito mau e os meses de Julho e Agosto até superam as expetativas, tendo em conta o contexto marcado pela pandemia. “Conseguimos aproveitar a procura pelo interior, apesar de sermos ainda pouco conhecidos”, explica, sublinhando que, por serem recentes, ainda não chegam ao turista internacional. Este será também um dos tópicos a melhorar no próximo ano, que será também marcado pela inauguração do “Caminho do Anjo da Guarda”, um trilho já marcado e mapeado que será mais uma das atividades disponíveis aos visitantes.  

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar

Valorizar a inclusão e a inovação
Espaço de cinema e um mini planetário ao ar livre são duas das inovações que a Casa das Palmeiras está a preparar para 2021, ano em que o fator inclusão será também reforçado.
 
O atual contexto atrasou alguns dos planos da Casa das Palmeiras. “Não nos foi possível atingir alguns objetivos que tínhamos em 2020”, explica Joana Travessas, responsável da unidade de casas da natureza e quinta pedagógica, situada em Gandufe, Mangualde, referindo-se a algumas melhorias a realizar em alguns dos alojamentos. Todavia, não impediu a dinâmica de Joana Travessas, que aproveitou para “magicar” algumas inovações e melhorias para esta unidade de alojamento rural.
Entre as inovações, a quinta contará este verão com duas novas atrações. “Tendo em conta que a maioria dos hóspedes que nos procuram têm crianças, iremos criar um espaço de cinema e um mini planetário ao ar livre para as noites de Verão”, revela Joana, adiantando que, no âmbito do reforço da certificação Accessible Portugal, a quinta vai também implementar, em vários espaços da quinta, um conjunto de novas acessibilidades para cegos e amblíopes ao nível da informação. O enfoque na inclusão não é novo - desde 2018 que a Casa das Palmeiras tem uma versão do Welcome Guest Book em braile, mas este ano será reforçado, o que levou também Joana a fazer formação em Língua Gestual Portuguesa em 2020. O ano que passou surpreendeu no verão quando se registou uma elevada procura e, "este ano, deverá ser semelhante”, diz.

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar

Por aí

Interior vence dois prémios nacionais de turismo
Dois exemplos de que a resiliência compensa. Os nossos associados da "Burel Mountain Hotels - Casa de São Lourenço e Casa das Penhas Douradas" venceram na categoria "Turismo Autêntico" e a plataforma "Book in Xisto" levou o galardão na categoria "Turismo em rede". Parabéns!


Plano para turismo sustentável em consulta pública até final do mês
Plano Turismo + Sustentável​ 2020-2023, o referencial para este subsetor do turismo estará sob consulta pública até 26 de janeiro. Consulte o documento aqui e envie os seus contributos para planosustentabilidade@turismodeportugal.pt. Participe.

Municípios e Turismo do Centro unidos para certificar Caminhos de Santiago
A pé, de bicicleta, a cavalo, em cadeira de rodas. É “um caminho para todos”. Processo conta com a participação da associação Via Lusitana, que apela à criação de mais albergues de peregrinos ao longo dos Caminhos Portugueses de Santiago.

Evasões destaca "...belos recantos de Sicó"
Numa reportagem bastante completa, a publicação nacional de viagens e lazer destacou em Dezembro o roteiro de Penela a Ansião e o que nele se pode ver, degustar e aprender.

Conquistar uma serra por mês...a pedalar
Três amigos juntaram a paixão pelo ciclismo e pelo turismo de natureza, e desafiaram-se. O projeto intitula-se “Doze serras, doze meses” e consiste em alcançar o cume de doze serras nacionais utilizando apenas mobilidade elétrica, transportes públicos e... pedais. 

Programas

Programa APOIAR
Visa apoiar micro e pequenas empresas dos setores afetados pelas medidas excecionais de mitigação da crise sanitária. Divide-se nas medidas APOIAR.PT  - aberto até 29 de Janeiro  - e APOIAR RESTAURAÇÃO. Os apoios são complementares e sob a forma de subvenção não reembolsável (+Info). Janeiro trará mais novidades em apoios às rendas e criação e manutenção de emprego. 

Call Tourism aberto até 8 de janeiro
A Portugal Ventures tem aberta uma linha de investimento para projetos tecnológicos e não tecnológicos no setor do turismo, que contribuam para a competitividade e ou eficiência das empresas do setor ou para a melhoria da experiência do turista. Saiba mais aqui

Apoio Excecional aos Artesãos e às Unidades Produtivas Artesanais
Medida destinada aos artesãos e unidades produtivas artesanais que estão a lidar com dificuldades na colocação e escoamento das suas produções devido à crise pandémica. Mais informação em www.iefp.pt/covid19.

Linha de apoio à tesouraria para microempresas do turismo
Medida de apoio específica para empresas direta e indiretamente relacionadas com o setor do turismo. Candidaturas através de formulário no portal do Turismo de Portugal. Conheça as condições e os CAE elegíveis aqui.

Fundo Revive lança concurso para 7 imóveis
No âmbito do Programa Revive Natureza, a Turismo Fundos colocou a concurso 7 imóveis para atribuição de direitos de exploração. As candidaturas estão abertas até 16 de fevereiro. 

Empreendedorismo - Newton 4.0 Edição FIT 2020/2021
Estão abertas as candidaturas ao programa Newton 4.0 - New Tourism Opportunities & Network. Promovido pelo IPN - Incubadora em articulação com a RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro e o Turismo de Portugal, este programa internacional dirige-se a startups com projetos inovadores alinhados com sustentabilidade, recolha de dados e insights, seemless experience, dispersão territorial e sazonal da procura, e soluções digitais para empresas. 

Estante

"Casa"

Luís Afonso | Edição de Autor | Outubro 2020
O fotógrafo de natureza Luís Afonso lançou o livro de paisagens "Casa", uma obra para contemplar alguns dos locais mais bonitos de Portugal. 

“O Grande livro do queijo da Serra da Estrela” 

Pedro Castro Henriques | Chaves Ferreira Publicações| Março 2008. 
Curado ou amanteigado, tanto faz. Eis um livro que navega pela história deste produto gastronómico da cultura portuguesa e, certamente, uma das maravilhas da gastronomia mundial. 

“O Homem e a Responsabilidade Ambiental e o Turismo de Natureza Sustentável”, Susana Mendes| Zaina Editores – Março 2011. 
É um livro que aborda a relação entre o visitante e o património natural e protegido, hoje matéria-prima da atividade turística e um património que não podemos destruir.
 

Ver e Fazer 

1 janeiro a 30 março
VI Concurso de Fotografia do Estrela Geopark. (+info). Serra da Estrela.
6 e 7 fevereiro
Workshop de Fotografia | Paisagens de Inverno. (+info). Serra da Estrela.
10 e 11 abril
Zela Ultra Marathon Serra do Caramulo. (+info). PN Vouga-Caramulo (Vouzela).

Dito

"A natureza não faz nada em vão", Aristóteles, filósofo grego.

A nossa natureza
Facebook
Link
Website
Email
Destinature - Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza
Edifício Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade
Rua Conselheiro José Alves Monteiro, 6230 - 350 Fundão
(+351) 275 098 438 (+351) 910 458 317.
Copyright © iNature, All rights reserved.
Está a receber este email porque subscreveu a nossa newsletter.
Para informações ou sugestões escreva-nos para:
info@inature.pt

Se quiser deixar de receber a nossa newsletter clique aqui
Se desejar alterar as suas preferências clique aqui






This email was sent to <<e-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
iNature · Edifício Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade · Rua Conselheiro José Alves Monteiro · Fundão 6230 - 350 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp