Educação, cultura e esportes

Mensagem ao combate ao abuso sexual infantil poderá ser obrigatória em livro didático

30/07/2018 - 14:43  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o sucateamento das universidades públicas no Brasil. Dep. Prof. Gedeão Amorim (MDB - AM)
Gedeão Amorim: esperamos garantir instrumento de autodefesa para as próprias vítimas da exploração sexual infantil

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 9671/18, do deputado Prof. Gedeão Amorim (MDB-AM), que obriga a impressão, em todo livro didático e paradidático publicado no País, mensagem alusiva ao combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

A regra vale para publicações em formato digital, audiolivro ou impresso em braile. O texto deverá ter os contatos para as denúncias (Disque 100) em formato adaptado ao tipo de suporte da edição.

A obrigação foi incluída na Lei 13.431/17, que normatiza mecanismos para prevenir a violência contra criança e adolescente e estabeleceu medidas de proteção e procedimentos para tomada de depoimentos.

Para Amorim, ao colocar no material escolar a informação que o abuso sexual é crime, o projeto pode ajudar a proteger os estudantes e erradicar a impunidade. “Esperamos garantir instrumento de autodefesa para as próprias vítimas da exploração sexual infantil.”

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9671/2018

Íntegra da proposta