Busca: luiz modesto

Eleições 2012

Os apoios de Luiz Modesto

O professor universitário e diretor de teatro Eduardo Montagnari, ex-secretário de Cultura de Maringá, declarou apoio a Luiz Modesto, candidato a vereador pelo PCdoB. Além dele, também declararam apoio a coordenadora do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues, a coordenadora do Nudissex/UEM e autora do livro “O Nome da Coisa”, Eliane Maio, o psicólogo Daniel de Freitas e a professora do Departamento de Geografia da UEM, Graça Lima. Os vídeos com todos os depoimentos podem ser acessados aqui.

Eleições 2012

Luiz Modesto inicia campanha com travestis da avenida Brasil


A campanha pela internet foi liberada à meia-noite de hoje, e o candidato a vereador Luiz Modesto, da coligação Maringá de Toda Nossa Gente, já iniciou a sua propaganda eleitoral em seu site. Além disso, fez questão de visitar em sua primeira atividade de campanha as profissionais do sexo que trabalham na avenida Brasil, expondo suas propostas. Luiz Modesto fez questão de lembrar os vários casos de assassinatos e de violência a travestis em Maringá e pretende, eleito vereador,o cobrar punição junto às autoridades competentes. Nas fotos, ele com Flávia Portela (1), Fabíola Hanalhe, Victoria Saimon e Thais Silva (2) e Paula Silva (3).

Blog

Luiz Modesto candidato?

Apesar de, por enquanto, prevalecer a legislatura de 15 vereadores, como nos longínquos anos 50, a próxima eleição para o Legislativo até que está atraindo a atenção de bons nomes. Luiz Modesto, dos sites Maringay e Folha de Londrina, deve ser candidato a vereador pelo PCdoB. Leia aqui.

Perfil

Luiz Modesto

Nome completo: Luiz Modesto Costa
Idade: 30 anos
Signo: sagitário
Um perfume: Chrome, Azzaro
Um lugar: a Trappa de Campo do Tenente (fui descansar lá uns anos atrás e o silêncio me encantou)
Uma música: Por una cabeza, do Gardel
Um sentimento: tranquilidade
Um livro: A Casa dos Espíritos, da Isabel Allende Continue lendo ›

Eleições 2012

Telles, Modesto e a homofobia

Modesto e Telles
O candidato a vice-prefeito do deputado estadual Enio Verri (PT), Sidnei Telles (PSC), se encontrou na tarde de ontem com o único candidato a vereador de Maringá assumidamente gay, Luiz Modesto (PCdoB). Telles ouviu atentamente as queixas do movimento LGBT e as propostas do candidato ativista gay. Modesto disse que, se eleito, não vai deixar de apresentar projetos que equiparem direitos aos LGBT mesmo que isso vá contra o pensamento de alguns fundamentalistas religiosos. Um dos projetos polêmicos de Modesto é propor lei municipal que preveja a punição administrativa para estabelecimentos comerciais e agentes públicos municipais que pratiquem atos de homofobia.

Akino

Hossokawa, Manoel e Luiz do Postinho devem explicar

Tenho a intuição de que na sessão de hoje estes três vereadores usaram a tribuna para explicar, cada um, a sua posição em relação aos supersalários. Hossokawa continuará firme defendendo os R$ 9,4 mil. Manoel pedirá desculpas aos eleitores, dizendo que foi mal interpretado, que sua assessoria falhou e que ao votar contra os R$ 8 mil, não estava em conluio com o seu genro Paulo Soni, fazendo o jogo de Hossokawa, Heine, Jonh e outros, que no fundo querem que fique como está. Luiz do Postinho, esse dirá que estava com um problema de saúde e que foi atacado pela sindrome do pânico, pela pressão de John e W. Andrade.
PS: John e W. Andrade, desmentirão que pressionaram Luiz do Postinho: Gostaria que o presidente completasse o que ia dizendo sobre este modesto colaborador, quando foi interrompido pela manifestação dos presentes. Lembro que chegou a dizer: “Não sei se o Akino…”
Akino Maringá, colaborador

Geral

Parada LGBT de Maringá será em 18 de maio

Parada GLTB Maringá
A AMLGBT (Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) confirmou a realização da terceira edição da Parada LGBT de Maringá para 18 de maio. A informação é do Maringay, acrescentando que, com a saída de Luiz Modesto da presidência da AMLGBT, que se mudou para Jaraguá do Sul (SC), o vice-presidente Marcelo Souza assume a presidência da associação. Souza é o criador do site Maringay e participou da organização das duas edições anteriores da Parada LGBT de Maringá.

Geral

Já na Catedral…

Torre_RPC TV Curitiba
A RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, aderiu ao movimento global ‘Outubro Rosa’, que visa conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Até o dia 31 deste mês, as torres da RPC TV Curitiba, RPC TV Londrina, RPC TV Foz do Iguaçu e RPC TV Maringá vão receber iluminação especial na cor rosa. Em várias partes do mundo, monumentos recebem a iluminação diferenciada durante este mês, mas, lembra Luiz Modesto, em Maringá a Cúria Metropolitana proíbe rosa na iluminação da Catedral. “A Catedral de Maringá, que já foi usado em peças publicitárias de loja de tintas, concessionárias, empreendimentos imobiliários e até miss bumbum alguma coisa, lamentavelmente, deixa de aderir a uma campanha tão significativa como a do Outubro Rosa. Não é a primeira vez que a Cúria Metropolitana de Maringá impõe restrições ao uso da imagem da igreja em eventos relacionados a diversidade sexual e de gênero”, comenta.

Opinião

“Op7″ sem partido?

De Luiz Modesto:
O oportunismo da direitalha em tentar se apropriar da luta por melhorias no transporte nas principais cidades do país, em julho, suscitou nos brasileiros a necessidade de expressar sua indignação com as demais mazelas do Brasil, não apenas a pauta laranja do “combate a corrupção”. Os movimentos sociais, na sua luta cotidiana, ajudam a desvencilhar o governo progressista do Brasil das amarras que o grande capital lhe impõe. Agregar a estes a expressão da inconformidade dos manifestantes de julho engrossou o coro dos que querem um país melhor, e a tentativa de utilizarem do 07 de setembro para fazer uma bateria de protestos desestabilizadores e golpistas foi, definitivamente, um grande tiro pela culatra para a direitalha. Continue lendo ›

Blog

Ação da coligação de Pupin é julgada improcedente

O juiz eleitoral Devanir Manchini, da 66ª Zona Eleitoral de Maringá, julgou improcedente ação de investigação judicial eleitoral ajuizada pela coligação “A mudança continua” (PP e mais trocentos partidos) contra o deputado estadual Enio Verri e Sidnei Telles, que foram candidatos a prefeito e vice pela coligação “Maringá de toda a nossa gente”. A coligação de Carlos Roberto Pupin e Ricardo Barros alegava que houve abuso de poder econômico, político e de imprensa na campanha eleitoral de 2012. A decisão (aqui) é da última quinta-feira. Além dos dois políticos, a coligação de Pupin queria condenar outras pessoas, como este modesto blogueiro, o também blogueiro Luiz Modesto (Folha de Maringá) e até Maria Aparecida Severino Newnum, do PV, que, no segundo turno, apoiou o candidato dos Barros. O juiz também negou pedido de condenação da coligação “A mudança continua” por litigância de má-fé.

Blog

Grilagem no Cemitério de Maringá

cemitério
De Luiz Modesto:
Pupin manda desocupar sepulturas pobres antigas no Cemitério Público. Pioneiros que merecem respeito são só os que estão sepultados sob grandes jazigos? (…) Fica aqui minha indignação com o desrespeito desta gestão com os pioneiros desta cidade, ou será que pioneiro, para eles, são só os ricos que descansam hoje sob grandes jazigos em nossa cidade? Tumulos antigos guardam os restos de maringaenses que também ajudaram a construir a cidade, pois foram pedreiros, pintortes, lixeiros, jardineiros, trabalhadores rurais da época de ouro do café. Leia mais.

Geral

O encantamento do pirocóptero

Luiz Modesto brincou no Facebook que a campanha publicitária do pirocóptero tem cena que lembra o encantamento de alguns políticos, jornalistas e cargos comissionados com o anúncio da vinda da Avio para Maringá. A propósito, tem gente chamando os helicópteros de betocópteros.

Má-ringá

‘Chantagem’ do PP paralisa obras na UEM

DSC00464
O fantoche de plantão na Prefeitura de Maringá vem seguindo à risca as ordens do capo Ricardo Barros (PP), que na gestão anterior mandou que seu irmão  suspendesse os alvarás de construção para os novos blocos da UEM, mesmo os que cujas obras já se encontravam em estágio avançado, enquanto a instituição não liberasse sua transposição através uma avenida de trânsito pesado em frente a biblioteca. De forma desrespeitosa, na semana passada, o secretário de Beto Richa fez de tudo para que o ministro Aldo Rebelo (PCdoB) não ficasse sabendo da ‘chantagem de gabinete’. Não adiantou: numa reunião do PCdoB municipal, o ministro ouviu tudo sobre o fato, que o atual reitor prefere fingir que não existe. O caso é relatado por Luiz Modesto (aqui) e há um detalhe: o presidente da câmara, Ulisses Maia (PP), estava presente e disse que a atitude da prefeitura é lamentável e que isso precisa ser solucionado o mais rápido possível. Cumprimentou os professores e se disse à disposição para ajudar naquilo que puder.

Meu Diário

Sobre algo que prometi não escrever

A respeito da postagem abaixo, do Akino Maringá, e o covarde referido (o tal colunista nunca cita a pessoa que agride), farei seu jogo e, sem citar seu nome, espero encerrar esse episódio por aqui – mas preservando seus patrões, um dos quais entrou em contato comigo ontem à noite: o sujeito não é apenas homofóbico, tem uma fixação doentia, pois me persegue há anos. Chegou a assinar um acordo judicial, quando lhe movi um processo, mas nunca cumpriu o escrito; preferi esquecer o fato e ignorá-lo, o que, por sinal, pretendo continuar a fazer depois deste desabafo. Quando terminei um relacionamento, ele escreveu e falou (sempre de forma covarde) que eu não tinha família; quando me casei, entrou em crise, até se armou para me matar, ameaça que fez inclusive ao finado cartunista Lukas. Há uma série de outras bobagens, futricas e ameaças, frutos de pura inveja, protagonizadas pela mesma figura, que prometi esquecer. É o mesmo que abriu espaço para que eu fosse agredido quando ameaçou parar de escrever, jogando a culpa em mim; ele, que dizia que blogueiro era bandido, virou blogueiro. Agora ele insinua, com o aval do veículo em que trabalha, que sou homossexual, como se minha sexualidade fosse fundamental para sua existência. Talvez o Luiz Modesto possa explicar para a personagem em questão o que essa fixação significa; eu imagino. Agora, desabafo feito, voltemos à nossa programação normal.

Maringá

Críticas a Pupin são omitidas

Nas redes sociais há muitos comentários sobre a cobertura da imprensa às manifestações no país. Em Maringá, há críticas contra a mídia que poupou o prefeito, como fez Luiz Modesto, que comparou O Diário à Globo. “O Diário omite insatisfação contra Pupin e cita apenas Dilma como alvo dos manifestantes”, destacou, apontando link e citando que o jornal fez ouvidos surdos às palavras de ordem contra o fantoche de plantão.

Educação

Tese de maringaense está entre as três mais relevantes da USP

Murilo Moscheta
A tese “Responsividade como recurso relacional para a qualificação da assistência à saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, do professor Murilo dos Santos Moscheta, do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, foi reconhecida como uma das três melhores teses da área de Humanas defendidas na USP nos anos de 2011 e 2012. O prêmio é organizado pela Universidade de São Paulo. O reconhecimento da tese, segundo Luiz Modesto, sinaliza a crescente preocupação do contexto acadêmico com a defesa dos direitos humanos e especificamente com a problematização do modo como as questões relativas a população LGBT foram e tem sido tratadas. Em sua edição anterior, Edith Modesto foi premiada com uma tese sobre homossexualidade, preconceito e intolerância.

Comportamento

“Justiça nos Bairros” contemplará casamento homoafetivo

Luiz Modesto informa em sua página que, em Maringá, o mutirão “Justiça nos Bairros” realizará casamento coletivo e gratuito no dia 22 de junho. Segundo decisão da CNJ, casamentos homoafetivos também devem ser contemplados com o benefício. Segundo informações do Sesc-Paraná, parceiro do Poder Judiciário no mutirão, a proposta é desburocratizar e realizar sem custos ações jurídicas como divórcio, alimentos, guarda, lavratura de assento de nascimento, reconhecimento de paternidade e de maternidade, reconhecimento de união estável ou dissolução, DNA, retificação de registro civil e interdição judicial, além de confecção de documentos. Casais hétero e homoafetivos que já vivem juntos e que desejam realizar o casamento civil podem procurar a Sasc ou o Cras mais próximo até o próximo dia 30 para solicitar a oficialização da união. Saiba mais.

Comportamento

Final de semana democrático

De Luiz Modesto:
Como no ano passado, a Marcha para Jesus e a Parada Gay de Maringá serão vizinhas de calendário, a primeira, no sábado (18), e a segunda, no domingo (19). Os evangélicos marcharão para dizer que Paz na Família só com Jesus, os LGBT, movimento negro, religiões de matriz afro, defensores dos animais, coletivo feminista e defensores dos direitos humanos pedirão um Estado efetivamente Laico e para tod@s. Que venha o final de semana mais democrático do calendário maringaense!

Opinião

Lei prevê biblioteca em Braille desde 2009


Em novembro de 2009, uma lei de autoria do vereador Flávio Vicente já previa a implementação da Biblioteca em Braille de Maringá, tornando totalmente desnecessária a apresentação do projeto que obriga as bibliotecas municipais a terem Bíblia em Braille. Basta cobrar a implementação do projeto de 2009. Vale, também, uma avaliação do acervo municipal de livros em Braille.
Luiz Modesto

Opinião

Em Braille, só a Bíblia

De Luiz Modesto:
Coincidência ou não, o vereador Luciano Brito, o mesmo que quer dar 50 mil reais dos cofres públicos à Ordem dos Pastores para realizarem a Marcha para Jesus, que quer isentar as propriedades e imóveis das igrejas de impostos municipais, quer impôr às bibliotecas municipais a aquisição de bíblias em braille. Que a Bíblia é um livro importante, não ouso discordar. Graciliano Ramos, jornalista, ateu, romancista e comunista brasileiro, tinha como leitura preferida a Bíblia, por encontrar nela uma trama de histórias recheadas de aventuras e lições importantes para a vida. Não vejo problema algum que o nobre vereador proponha tal lei num município cujas bibliotecas públicas, em seus vastos acervos em braille de clássicos da literatura universal e nacional, não possua um exemplar da Bíblia em tal formato. (…) Fico me perguntando, qual será o tamanho do acervo público de livros em braille nas bibliotecas públicas municipais de Maringá, caro Luciano Brito? O grande questionamento não está em obrigar a biblioteca a ter livros em braille, mas sim, obrigá-la a ter apenas um livro em braille, a Bíblia.Leia mais.

Maringá

MP pode barrar projeto de Ulisses e Brito

Os vereadores Ulisses Maia (PP) e Luciano Brito (PSB) começaram a articular apoio entre seus pares para tentar aprovar um projeto de lei que destina dinheiro dos cofres públicos de Maringá para um evento religioso denominado Marcha Para Jesus. O projeto de lei  destina R$ 50 mil reais em recursos para a Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá realizar o evento anualmente. O caso será denunciado ao MP na próxima semana. Em São Paulo, informa Luiz Modesto, a justiça negou mais uma vez que a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste empregue dinheiro público na realização da Marcha para Jesus, organizada pela Igreja Renascer em Cristo. Luciano Brito também é autor de projeto que pode isentar do IPTU o Cesumar, Unifamma e Sicredi. Leia mais.