Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/07/2020

Diretoria da ANADEP participa de reunião virtual da AIDEF para discutir boas práticas no atendimento a migrantes

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM/Eurosocial
Estado: DF
 
A diretoria da ANADEP participou, nesta sexta-feira (17/7), de reunião da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF). Na ocasião, foi apresentado trabalho realizado em parceria com o Eurosocial: o Diagnóstico Regional e a Compilação de Boas Práticas de Assistência Legal a Migrantes, Refugiados e Estrangeiros. Conforme apontam a AIDEF e o Eurosocial, a situação de exclusão e de vulnerabilidade dos migrantes requer atenção especial para melhorar a defesa e o cumprimento dos direitos deste grupo.
 
O Diagnóstico foi formulado pelos especialistas do EUROsociAL, Noemí Alarcón Velasco e Juan Jiménez Mayor e apresenta dados sobre a migração de 13 países da região. Ambos realizaram visitas a sete países, incluindo Chile, Peru, Equador, Colômbia, Brasil, Costa Rica e México, com o objetivo de identificar os serviços existentes de defesa e assistência jurídica e examinar a maneira como os cuidados são prestados a diferentes usuários. Segundo eles, as visitas proporcionaram conhecimento sobre as necessidades legais dos migrantes, que devem ser definidos em um protocolo baseado nas 100 Regras de Brasília.
 
Durante a reunião, os participantes conheceram o diagnóstico e puderam sugerir mudanças e acréscimos no documento. Em sua fala, a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, ressaltou que desde 2011, em razão dos fluxos migratórios haitianos e venezuelanos para o Brasil, o trabalho de defensoras e defensores públicos em matéria migratória ganhou mais força. "Tanto no que tange a regularização migratória como, principalmente, em questões de acesso à justiça, moradia, saúde e proteção à crianças migrantes. Atender ao migrante, sob a perspectiva integral, promovendo o direito à informação e a acolhida são desafios permanentes", disse.
 
Participaram do encontro: o diretor de relações internacionais, Antonio Maffezoli; a direta adjunta de relações internacionais, Adriana Burger; a coordenadora da região sudeste da ANADEP, Juliana Lintz; e o representante  do CONDEGE, Marcus Alves, defensor público geral do Rio Grande do Norte. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)