Skip to content

Latest commit

 

History

History

Taxa de suicídio no Brasil em 30 anos

Setembro-amarelo: Análise da taxa de suicídio no Brasil (1985 - 2015)

Link: https://tinyurl.com/yypf63jb

Resumo

O debate acerca do suicídio vem crescendo há um tempo, sendo abordado de diferentes formas (livros, palestras, filmes, séries, músicas e etc.) Antes visto como um problema apenas pessoal, hoje o suicídio é visto também como um problema de saúde pública, pois a taxa de suicídio de um país pode (e deve) ser reduzida com políticas públicas de cuidados à saúde mental.

Ainda no âmbito individual, o suicídio é uma faca de dois gumes porque, por um lado, o suicídio veicula o desejo de uma pessoa em escapar ou terminar com o seu sofrimento (que é resultante de variadíssimos problemas) e, por outro lado, o seu desejo em comunicar o seu sofrimento aos outros – é um pedido de ajuda

O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2014, com o intuito de ajudar na prevenção do suicídio através de campanhas midiáticas, para que esse assunto traga a população para mais perto, a fim de pensar no problema. Afinal, falar sobre esse esse ato extremo torna-se cada vez mais necessário, já que os casos vem aumentando nos últimos anos.

Palavras-chaves: Suicídio, Brasil, economia, sociedade

Objetivo

O objetivo desse trabalho é fazer uma análise exploratória dos dados sobre dados de suicídio no Brasil,a fim de descobrir alguma tendência (em relação a idade, gênero, etc) e se determinados fatores econômicos são capazes de frear essa tendência, reduzindo a taxa de suicídio.

Metodologia

Primeiro, será feita uma comparação da média de suicídio por ano entre o Brasil e o Mundo para que possamos observar um panorama geral na taxa de suicídios ao longo dos anos. Depois focaremos a análise exploratória nos dados brasileiros, investigando o perfil das vítimas. E por último, analisar os dados econômicos com a evolução da taxa de suicídio

Análise Exploratória de Dados (PYTHON)

Conclusão

Estudar temas como o suicídio nos ajuda a entender a relação das pessoas com a orópria vida, e perceber que não é um assunto tão simples. Analisar a tendência mundial e nacional é muito diferente de entender o que leva uma pessoa a cometer suicídio, não são apenas dados que nos dizem alguma coisa, não são apenas os insights sobre dados que nos contam histórias. Por trás do tema, existe uma ciência dedicada a estudar o suicídio com uma ótica diferente da Ciência de Dados, da Estatística e da Economia.