Por Jornal Nacional


Dia D de vacinação contra o sarampo será neste sábado (19)

Dia D de vacinação contra o sarampo será neste sábado (19)

Este sábado (19) é dia de vacinar as crianças contra o sarampo. Vinte estados estão enfrentando o surto da doença.

Aparecida aproveitou o dia de folga e foi tomar vacina com a filha. “O meu esposo já tomou e sempre ficou falando assim, vai tomar vacina”, conta Aparecida de Souza, faxineira.

O engenheiro Hugo Sérgio Alves também não perdeu tempo e levou o filho: “é importante a gente estar vacinando e deixando a caderneta toda preenchidinha, toda certinha."

Neste sábado (19), quase 42 mil postos de saúde vão abrir em todo o país. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças de seis meses a cinco anos.

O Brasil chegou a ser considerado um território livre de sarampo em 2016 pela Organização Pan-Americana de Saúde. Mas a vacinação tem ficado abaixo da meta em todas as regiões do país, desde 2017. E a doença voltou a se manifestar e a preocupar.

Os principais sintomas são febre, tosse, irritação nos olhos, secreção no nariz e manchas vermelhas no corpo.

O sarampo é causado por um vírus. Pode ser transmitido quando o doente respira, tosse, fala ou espirra. A única forma de proteção é a vacina. E é fundamental imunizar as crianças porque nelas a doença tem mais riscos de complicações e pode até matar.

Só nos últimos três meses, foram confirmados quase 6,2 mil casos. De janeiro a julho, foram 1.780. Treze pessoas morreram. Sete tinham menos de cinco anos.

“O sarampo é uma das doenças mais contagiosas que existem. Uma pessoa infectada pode contaminar até outras 30 pessoas. E essa disseminação do vírus pode acontecer antes mesmo do início dos sintomas. Por isso que a vacinação é importante. Porque é uma forma da gente se prevenir e também proteger aquela comunidade no entorno”, destaca Alexandre Chieppe, médico secretaria estadual de Saúde- RJ.

Laura está com a vacinação em dia. A irmã Isabela, de seis meses, ganhou a primeira dose nesta sexta. Essa passou a ser uma orientação do Ministério da Saúde após os surtos de sarampo. A segunda dose deve ser aplicada aos 12 meses, e a última aos 15 meses de idade.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?