Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 16 de Abril de 2021 às 10:27

PPGCS lança série de livros com pesquisas sobre sociedade amazônica


O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publica em abril a coletânea Ciências e Sociedade: Diálogos Interdisciplinares na Amazônia, pela editora RFB. A obra é composta por três volumes de livros digitais e traz 37 artigos oriundos de disserta­ções e projetos de pesquisa em andamento de discentes e docentes do programa.

Cada volume reflete uma linha de pesquisa do PPGCS: (1) Sociedades amazônicas, sistemas cultu­rais e sociabilidades; (2) Políticas públicas e estratégias de desenvolvimento regional; (3) Direitos humanos, sociedade e cidadania ambiental. Segundo os autores, a proposta é apresentar a realidade da região Oeste do Pará sob diferentes perspectivas, aprofundando a reflexão sobre as dinâmicas sociais de uma região que tem ocupado uma posição estratégica na política governamental.

“A observação e registro de diferentes sociabilidades de diversos sistemas sociais trabalhados pela primeira linha de pesquisa, podem auxiliar aqueles que trabalham com políticas públicas e desenvolvimento regional a observarem diferentes realida­des existentes em cada grupo e/ou comunidade, trabalhadas pela segunda linha de pesquisa do PPGCS. [...] Por fim, estudos referentes a direitos humanos e cidadania ambiental como forma de análise de processos mitigató­rios, bem como processos em curso que muitas vezes refletem exclusão de direitos de povos tradicionais foram compilados no terceiro volume”, destacam o coordenador e a vice-coordenadora do programa, Miguel Aparicio e Lilian Rebellato, na apresentação da obra.

O primeiro volume, “Sociedades locais: memórias e expressões, coletividades e políticas”, organizado por Luciana Carvalho, Miguel Aparicio e Rubens Elias da Silva, traz o viés antropológico para compreender a vida social de indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores e populações urbanas em suas relações políticas e de poder, mas também na interação com seres fantasmagóricos, san­tos e encantados presentes na cultura amazônica.

No segundo volume, “Políticas públicas e estratégias de desenvolvimento regional”, organizado por Ednéa Carvalho e Márcio Benassuly, o ponto central é econômico, com reflexões sobre as formas tradicionais extrativistas em contraste com a inserção de novas bases econômicas na Amazônia, além dos impactos das políticas econômicas governamentais.

“Direitos, ambientes e conflitos” é o terceiro volume, organizado por Ana Maria Sarmento, Arlene Dias e Nirson Medeiros. Apresenta estudos sobre os direitos e conflitos em ambientes urbanos e rurais, relacionados à questão socioambiental, direitos das populações tradicionais, criminalidade, estratégias de administração de conflitos, entre outros temas.

A obra está disponível para download no site da editora.

Comunicação/Ufopa

15/04/2021

Notícia em destaque