Connect with us

Destaques

SONIC – 30 Anos de alta velocidade

Avatar photo

Published

on

Nos anos 90, a luta pelo pódio na indústria dos videojogos era disputada essencialmente entre duas empresas, a Sega e a Nintendo.
Em 1989 a Sega lançou a Mega Drive, uma consola de 16-bits que vinha para entrar na “guerra” contra a soberania da Nintendo Entertainment System (NES), após o fracasso da Sega Master System. A consola tinha tudo para poder enfrentar a colossal Nintendo, mas faltavam-lhe os jogos que poderiam levar todos a quererem uma Mega Drive em vez de uma NES. A solução seria nada mais, nada menos que “derrotar” Super Mario, a tão adorada mascote da Nintendo.

Hirokazu Yasuhara começou a sua demanda para desenvolver aquela que seria a grande franquia da Sega, e procurou inspirar-se naquilo que era mais popular entre o público americano.
A resposta? Montanhas-russas! Hirokazu pensou então em desenvolver um jogo onde se poderia fazer loops e outras acrobacias.
Mas e a mascote? Quem seria a personagem principal?
Hirokazu queria que fosse super rápido, que se enrolasse e atacasse! Porque não um animal? Um coelho? Um panda? Todas estas ideias passaram pela mesa da equipa criativa da Sega, mas aquela que ficou, foi o ouriço-cacheiro azul mais adorado de todos os tempos, Sonic The Hedgehog.

No dia 23 de Junho de 1991 o mundo ficou a conhecer aquela que seria a mascote da Sega, e que se tornou um sucesso absoluto! Sonic tornou-se a maior marca da Sega, e um dos maiores ícones dos videojogos. Marcou presença em todas as consolas da Sega, chegou a outras consolas como PlayStation, Xbox, à sua antiga arqui-inimiga Nintendo, telemóveis, smartphones, inúmero merchandise, séries animadas, filmes e a lista poderia continuar.

Uma das memórias que tenho mais presentes com o ouriço azul, foi de quando começaram a surgir jogos java para o telemóvel. Um amigo do meu pai instalou-me logo o Sonic no meu antigo flip phone, jogava-o em todo o lado que podia. Nos dias que correm ficou muito mais simples levar o Sonic connosco, sendo que a Sega disponibiliza gratuitamente vários títulos clássicos e mais recentes nas lojas de aplicações dos smartphones.

Desde a sua estreia, Sonic continua bem presente e a deixar a sua marca em todas as gerações de consolas e até no pc. Marcou várias gerações, marcou miúdos e graúdos, e continua a conquistar todos aqueles que experimentam a velocidade e adrenalina da mascote da Sega. Com 30 anos, Sonic não demonstra sinais de abrandamento, e foram mesmo anunciados 2 novos títulos na transmissão de celebração do aniversário de Sonic.

 

Apaixonada pela cultura geek e principalmente pelo gaming desde pequenina, quando ficava horas seguidas a jogar consola. Jogar apenas deixou de ser suficiente para saciar o apetite por videojogos, então logo começou a fazer vídeos, a falar e a escrever sobre videojogos. Como uma paixão geek nunca vem só, adora ver animes, séries e filmes. Pelo caminho ainda vai aprimorando a sua veia musical.

Mais artigos