Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro deve desculpas a Mato Grosso, afirma Riva

    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) defendeu o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, durante a sessão desta quinta-feira (23). Riva se referiu à discussão ocorrida nesta quarta-feira (22), entre Mendes e o ministro Joaquim Barbosa no plenário do STF. Para Riva, Barbosa deve pedir desculpas para a Mato Grosso pelo que disse ao presidente Mendes: "vossa excelência não está falando com os seus capangas em Mato Grosso". Riva destacou que o ministro foi deselegante e ofensivo ao povo mato-grossense.

    Ele ainda destacou o respeito e a admiração que tem pelos dois magistrados. Contudo, Riva disse que Mato Grosso não pode deixar passar em branco as ofensas. "O ministro Joaquim Barbosa foi muito infeliz ao se referir ao ministro Gilmar", afirmou.

    E complementou que "entendo que a suprema corte federal é de onde tem que sair os bons exemplos. E esse é um debate que não interessa à sociedade. Somos as maiores testemunhas de que o ministro não tem capangas nesse estado. Ele tem sim uma legião de admiradores pelo que representa a este estado", desabafou.

    O presidente da Assembleia disse que há admiração pelo trabalho no mundo jurídico, especialmente, como advogado-geral da União; como diamantinense - um homem que construiu muito à custa do seu trabalho e pelo cargo que galgou no Supremo Tribunal Federal.

    "O ministro Barbosa deveria fazer um pedido de desculpas a Mato Grosso, se não quiser fazê-lo a Gilmar Mendes. Fica sempre aquela impressão que nosso estado é a terra da impunidade, terra de jagunços" , frisou.

    Segundo o deputado Riva, a Assembleia Legislativa tem a obrigação de repercutir o sobre o fato por entender que é possível que haja todo o tipo de desentendimento nos campos democrático, da discussão, das ideias, mas é "inadmissível" que partam para o ataque pessoal e, principalmente, quando esse ataque sai do foco da discussão.

    O deputado disse ainda que, se Barbosa soubesse da existência de capangas do ministro Mendes, deveria nominá-los. Pois, quando ele fala: o senhor não está falando com os seus capangas de Mato Grosso, subentende-se que ele deprecia uma parcela da sociedade mato-grossense.

    Riva também reconheceu que é preciso melhorar a relação do STF com a sociedade e que há várias crises instaladas no país. Ele citou a discussão da Câmara Federal que debate sobre o uso de passagens aéreas por parentes e amigos dos parlamentes. "Concordo que o STF pode ficar mais próximo da sociedade como um todo. Mas já vi o ministro Gilmar Mendes travar embates dos mais duros e, no entanto, nunca o vi sair do sério e ofender pessoalmente a alguém" , ponderou, ao destacar que o ministro Barbosa excedeu na sua fala, no embate de uma matéria que havia questionamento de ordem regimental.

    Em Aparte, os deputados João Malheiros e José Domingos também repudiaram a afirmação do ministro Joaquim Barbosa.

    "Registro a indignação de ver Mato Grosso ser colocado como estado de capangas. Citamos aqui alguns mato-grossenses como Antonio João Ribeiro, poconeano, herói da guerra do Paraguai; Joaquim Murtinho, Marechal Rondon e Dom Aquino Correa. Esta terra deu dois presidentes da República. Por tanto, não podemos deixar que este estado seja tratado como quem tem capanga. Mato Grosso será, sem dúvida, o celeiro do Brasil" , disse Malheiros.

    "Conhecemos o ministro Gilmar Mendes desde a infância no município Diamantino e eu de Nortelândia. Ele é um ministro diferente, não tem medo de trazer à tona assuntos relevantes para o debate", afirmou Domingos.

    Mais Informações:

    Assessoria da Presidência

    Fones: 3901-6568/6550

    Site: www.joseriva.com.br E-mail: imprensariva@terra.com.br

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-deve-desculpas-a-mato-grosso-afirma-riva/1020725

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)