pixel NOVA é parceira do “Football For All Leadership Programme”, iniciativa de capacitação de pessoas com necessidades especiais | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA é parceira do “Football For All Leadership Programme”, iniciativa de capacitação de pessoas com necessidades especiais

Programa tem como Embaixadores o selecionador nacional Fernando Santos, Joyce Cook da FIFA e o jogador Pepe. 

Football For All Leadership Programme

A Universidade NOVA de Lisboa, enquanto instituição que assume um compromisso com os grandes desafios da sociedade, associou-se ao “Football For All Leadership Programme”, iniciativa que pretende criar condições para que pessoas com necessidades especiais possam desenvolver competências para integrar o mercado de trabalho.

Atualmente cerca de um bilião de pessoas (20% da população mundial) sofre de algum tipo de deficiência, sendo que cerca de 65% estão desempregadas. O futebol, enquanto desporto preferido de 3.5 biliões de pessoas e enquanto uma indústria que move anualmente 121 biliões de euros, deve encontrar espaço para empregar pessoas deficientes e deste modo dar-lhes voz neste desporto de referência. Foi tendo em conta esta ideia que a associação sem fins lucrativos Integrated Dreams decidiu criar um programa académico de capacitação de pessoas com necessidades especiais e que têm interesse em trabalhar no mundo do futebol.

Assim, em conjunto com 3 Universidades de Prestígio (Trinity College Dublin, Universidade NOVA de Lisboa e IUN World – International Football Institute) e 4 entidades de referência da área do futebol (Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Federação de Futebol da República da Irlanda (FAI), Federação de Futebol da Irlanda do Norte (IFA) e Fundação Benfica), nasceu o Football For All Leadership Programme. De acordo com a Professora Isabel Rocha, Pró-Reitora da NOVA para a área do Empreendedorismo, a participação da NOVA é fundamental uma vez que «as Universidades devem ter especial atenção aos alunos com necessidades especiais, não só garantindo acesso aos espaços de ensino e aos conteúdos pedagógicos, mas também tendo especial atenção à sua inserção profissional, tendo em conta as elevadas taxas de desemprego entre pessoas com deficiência».

A Professora esclarece ainda que esta é uma iniciativa que se insere na responsabilidade social da Universidade na medida em que «permite conhecer melhor as necessidades das pessoas com necessidades especiais para poder melhor ajustar políticas e procedimentos internos. Por outro lado, esta iniciativa visa promover o espírito empreendedor e de liderança em pessoas com necessidades especiais e nesse âmbito a NOVA lidera inúmeras inciativas de ensino nessas áreas, pelo que esta é uma oportunidade de colocar a nossa experiência ao serviço da comunidade».

A primeira parte do programa consistiu em duas semanas de aulas lecionadas por docentes de referência, incluindo Professores da NOVA, focadas em competências de empregabilidade, liderança e empreendedorismo. As aulas tiveram lugar no Colégio de Campolide da NOVA, no Estádio da Luz e na Cidade do Futebol. A segunda parte do programa terá lugar entre janeiro e junho de 2019 e consiste na implementação de um projeto ligado a futebol e pessoas deficientes à escala local, que será realizado com o suporte de um mentor e de uma organização de futebol local. 

Para celebrar o final da primeira parte, teve lugar no dia 6 de dezembro, na Reitoria da NOVA, uma gala que contou com a presença de uma das embaixadoras do programa, Joyce Cook, da FIFA, e com o Professor Eli Wolff, da Universidade de Brown, que abordaram o tema dos desafios das pessoas com necessidades especiais no acesso ao mundo do futebol.

O programa conta ainda como embaixadores o selecionador português de futebol, Fernando Santos, e com o jogador da seleção nacional Pepe.