SAÚDE MENTAL E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: os impactos da saúde mental na permanência dos (as) estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Você está sendo convidado a participar como voluntário/a, da pesquisa que tem como título: “SAÚDE MENTAL E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: os impactos da saúde mental na permanência dos (as) estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)”. A pesquisa tem como objetivo evidenciar os impactos das demandas de saúde mental para a permanência estudantil na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Esta pesquisa está sendo realizada pela aluna Fernanda Hoeppers de Araujo, estudante de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenada pela Professora Drª Marisa Camargo, professora do Departamento de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A participação na pesquisa não implicará em riscos, sendo necessário apenas a disponibilidade de tempo de aproximadamente quinze (15) a vinte (20) minutos para responder ao questionário online usando a plataforma do Google Forms. No entanto responder a pesquisa poderá gerar: aborrecimento e cansaço durante a realização da pesquisa, constrangimento de se expor e desconforto ao estar participando da pesquisa, alterações emocionais que podem ser provocadas pela lembrança de situações de assédio moral, etc. O questionário será anônimo, com a intenção de resguardar a integridade daqueles que responderem, sendo garantida a preservação de todos os dados coletados. Em relação aos benefícios da pesquisa ao (a) pesquisado (a), salientamos que a curto prazo e de forma direta ou indireta não haverá nenhum benefício relacionado a esta pesquisa àqueles que dela participarem. Entretanto, irá contribuir para a ampliação do conhecimento, e os resultados poderão amparar a UDESC e ao longo prazo os estudantes.  

Importante registrar que será realizada por parte da pesquisadora atenção explícita a todos os termos que compõem a Resolução 466/2012 e suas complementares, bem como, é de suma importância o sigilo, sendo de responsabilidade estrita da pesquisadora atenção a ocultação da identidade do entrevistado permanecendo sob a responsabilidade da responsável pela pesquisa sendo a ela aplicadas as sanções previstas em lei. 

Sua participação na pesquisa é totalmente voluntária, ou seja, não é obrigatória. Caso você decida não participar, ou ainda, desistir de participar e retirar seu consentimento, não haverá nenhum prejuízo ao atendimento que você receberá ou poderá vir a receber na instituição. A pesquisadora responsável garante o sigilo e a privacidade dos participantes durante todas as etapas da pesquisa, tratando a sua identidade com padrões profissionais de sigilo. Sendo assim, apenas a pesquisadora e a professora orientadora terão acesso aos dados. Reitera-se que o presente termo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH-UFSC), um órgão colegiado deliberativo e educativo que visa a proteção da integridade e interesses de contribuintes da pesquisa conforme preceitos éticos. 

Esclarecemos que você não pagará e nem receberá nenhuma remuneração pela sua participação na pesquisa, portanto a sua participação é voluntária e não será disponível nenhuma compensação financeira adicional. Sua recusa não causará qualquer penalidade, e não acarretará custos para você, e sua participação permanecerá confidencial. Não ocorrerá qualquer tipo de indenização caso você desista de responder ao questionário. Após a devolutiva do questionário, a pesquisadora pretende socializar as informações dos dados empíricos no Trabalho de Conclusão de Curso, a ser apresentado em banca pública para informar os resultados, já que se considera relevante os aspectos levantados neste estudo. 

Esperamos, com este estudo, contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos acerca da temática, de modo a auxiliar o conhecimento teórico-prático e a intervenção do Serviço Social. Caso haja algum dano material ou imaterial devidamente comprovado da pesquisa, garantimos o reparo ao dano (indenização) a ser pago de acordo com a legislação vigente, conforme Resolução CNS 466/12, no item IV.3.h e a Resolução CNS 510/16, art. 17.2. 

Caso você tenha dúvidas, poderá entrar em contato com a pesquisadora responsável Fernanda Hoeppers de Araújo, pelo telefone (47) 991067441, também poderá entrar em contato com a orientadora: Profa. Dra. Marisa Camargo, do Departamento de Serviço Social (DSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo telefone (48) 9 9914-5275, e-mail: marisa.camargo@ufsc.br. Ainda, se necessário for, poderá contatar o CEPSH/UFSC, no endereço: Prédio Reitoria 2 (Edifício Santa Clara), Rua Desembargador Vitor Lima, n° 222- Sala 902. Trindade, Florianópolis. CEP: 88040- 400. Contato: 48 3721 6094. E-mail: cep.propesq@contato.ufsc.br. Ao aceitar participar da pesquisa, você deve assinar este Termo de Consentimento, juntamente com a pesquisadora, e permanecer com uma cópia. Desde já agradecemos sua atenção e participação e colocamo-nos à disposição para informações.


*
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy