• Por Redação Casa e Jardim
Atualizado em
No mês de abril, a Bienal On-line traz discussões sobre videoarte (Foto: Henrique Thoms / Divulgação)

No mês de abril, a Bienal On-line traz discussões sobre videoarte (Foto: Henrique Thoms / Divulgação)

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba inaugurou, no dia 29 de março, seu primeiro evento completamente on-line. Considerado uma das principais exposições artísticas do país, o evento também precisou se adaptar durante o distanciamento social.

A Bienal On-line ainda integra a 14ª edição, que aconteceu de forma presencial entre 2019 e 2020, e será transmitida nas redes sociais e pelo site. Serão nove meses de palestras, lives, entrevistas e exposições virtuais, fornecendo conteúdo de qualidade sobre artes visuais, design, arquitetura, cinema e literatura.

O evento digital foi inaugurado com um bate-papo ao vivo no Instagram com o curador e artista curitibano Flávio Carvalho, especialista em arte e tecnologia, com o tema “O museu foi para a internet. E agora?”, na qual discutiu-se as dificuldades, transformações e maneiras de experimentar a arte contemporânea em plataformas on-line, entre outros assuntos.

Novembro será dedicado às exposições, com visitas on-line a mostras e ateliês (Foto: Galeria Sim / Divulgação)

Novembro será dedicado às exposições, com visitas on-line a mostras e ateliês (Foto: Galeria Sim / Divulgação)

“Enquanto aguardamos as condições ideais para realização da 15ª Bienal de Curitiba de forma presencial, sentimos a necessidade de oferecer, dentro dos limites impostos pela pandemia, uma programação especial para o nosso público ainda dentro da 14ª edição, além de movimentarmos profissionais e empresas do segmento, que foram intensamente afetados por essa crise humanitária que já dura mais de um ano", comenta Carolina Loch, coordenadora institucional da Bienal.

O tema da 14ª edição foi Fronteiras Em Aberto, que discutiu o conceito de limites e recebeu artistas de todos os continentes. Para a versão digital, foram propostas novas temáticas, destacando as relações entre arte e responsabilidade socioambiental, arte e tecnologia e questões sociais, apontadas pela organização como importantes e necessárias para contribuir com uma sociedade mais desenvolvida na contemporaneidade. As atrações da Bienal On-Line serão divididas por temas mensais, como videoarte, design, cinema e literatura. A programação completa está disponível em bienaldecuritiba.com.br.