Lídice assume coordenação de Geraldo e três postulantes a vice saem do páreo, confirmam aliados de Jerônimo

Foto de Evilásio Júnior

Evilásio Júnior

Blog do Vila

23 de abril de 2024 às 06h00

 | 

Foto: Evilásio Júnior

Imagem de Lídice assume coordenação de Geraldo e três postulantes a vice saem do páreo, confirmam aliados de Jerônimo

A presidente estadual do PSB e deputada federal Lídice da Mata está confirmada como coordenadora da campanha do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) à prefeitura da capital baiana. A informação foi confirmada pelo Blog do Vila, do Portal Salvador FMpor aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Logo na chegada, a dirigente socialista terá o desafio de rearticular o grupo, em que parte da esquerda segue desunida por insatisfação à escolha do emedebista como representante do Palácio de Ondina no pleito.

Mais do que isso, entre os cinco verdadeiros postulantes a vice na chapa majoritária, a parlamentar já chega com três baixas. O Blog do Vila apurou ainda que, além do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que anunciou a retirada do nome em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM, a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis (PT), está fora do páreo. Outrora favorita e com o trabalho elogiado à frente da pasta, a titular da Seades não resistiu à pressão do próprio partido pela falta de densidade eleitoral na capital e por um suposto favorecimento eleitoral ao seu marido, o deputado federal Valmir Assunção. Com a chegada de Lídice, também sai da disputa o vereador Sílvio Humberto, sob o argumento de que não caberia ao PSB ser "presenteado" com a coordenação e o espaço na majoritária. 

Sobraram, entre as opções efetivamente colocadas, os nomes da secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães (PCdoB), e do ex-vereador Moisés Rocha (PT). Embora tenha sido o último a surgir, o petista tem se movimentado mais do que os concorrentes e tem como trunfos a sua ligação com o movimento negro e o conhecimento da cidade.

Outras possibilidades citadas recentemente por Geraldo, também ao Fora do Plenário, as petistas Vilma Reis, que é assessora especial da Presidência dos Correios, e Maria Marighella, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), já tinham afirmado ao blog que não trocarão Brasília pela eleição de outubro.

Correligionários do governador ainda buscam outras opções.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM