Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção inicia suas atividades no primeiro semestre de 2016 com a implantação do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com enquadramento na área Engenharias III. Tem como finalidade formar mestres capazes de aplicar o método científico na solução de problemas, desenvolvendo, prioritariamente nas organizações inseridas na região de abrangência da UCS, pesquisas científicas aplicadas que estabeleçam práticas transformadoras e solucionem problemas em sistemas de produção.

Área de Concentração

Com área de concentração em Gerência de Qualidade e Produção, o Mestrado tem um escopo de atuação amplo, abordando as questões relacionadas aos sistemas de produção de bens e de serviços, quer em seu aspecto processual (gerenciamento do fluxo do sistema de produção), quer em seu nível decisório (estratégico/tático/operacional), ou ainda em temas relacionados ao valor agregado por esses sistemas (qualidade, eficiência e efetividade).

Linhas de Pesquisa

O Mestrado estrutura-se em duas linhas de pesquisa:

  • Modelagem e Análise de Sistemas de Qualidade e Produção - Enfoca a solução de problemas decisórios ou de gestão em nível tático-operacional, por meio de métodos quantitativos ou quali-quantitativos, estáticos ou dinâmicos, uni ou multivariados, determinísticos ou probabilísticos.
  • Estratégias de Sistemas de Qualidade e Produção - Concentra interesses relacionados a decisões estratégico-táticas ou de longo prazo, nas quais a incerteza ou as características do escopo superam a capacidade de decisões puramente quantitativas, requerendo outros métodos de decisão e gestão de qualidade e produção.

Perfil do Egresso

Estabelece-se, portanto, o objetivo de formar um perfil de profissional em Engenharia de Produção, capaz de adotar, com propriedade, técnicas e métodos científicos para a modelagem e análise de problemas de qualidade e produção, em condições de tomada de decisão estratégica ou tático-operacional. Esse perfil, multiplicado em ambientes industriais e de serviços, servirá de conexão entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho na implementação de práticas transformadoras, conforme o que preconiza a Portaria Normativa nº7 da CAPES, de 22 de junho de 2009, que regula os mestrados profissionais no país.

Espera-se, portanto, que o egresso esteja apto a:

  • articular saberes na análise e compreensão de situações-problema, em distintos níveis de complexidade;
  • identificar demandas, equacionar problemas e propor soluções no contexto de gestão de operações e qualidade, a partir de uma prática transformadora da realidade na qual interage;
  • estabelecer estratégias sustentáveis em gestão de operações e qualidade nos ambientes intra e interorganizacionais;
  • planejar, projetar e gerir processos, produtos e serviços sustentáveis, maximizando resultados financeiros; e
  • desenvolver o próprio potencial de capacidade crítica e investigativa, a fim de, permanentemente, ser capaz de aprender a aprender, propondo soluções para os diversos desafios enfrentados.

Processo Seletivo

O ingresso no Mestrado é realizado mediante processo seletivo de fluxo contínuo regulamentado por edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O número de vagas está condicionado à capacidade de orientação do Programa, comprovada pela existência de orientadores disponíveis, respeitado o limite de 20 vagas anuais e as normas estabelecidas pela Pró-Reitoria. O processo seletivo é classificatório e será conduzido por Comissão de Seleção, nomeada pelo Colegiado do Programa.
Dias e horário das aulas: as disciplinas ocorrem nas segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h30min. As demais atividades de pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos práticos poderão ser realizados no horário de funcionamento normal do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
Para a oferta de turmas regionais o horário de funcionamento das disciplinas e atividades ocorrem conforme edital.

O Programa possui:

  • 42 mestres formados até julho de 2023.
  • Corpo discente: 90% dos alunos possuem algum tipo de financiamento de empresas, além de estudantes de Graduação realizando trabalhos de iniciação científica, e estudantes de cursos de Especialização (lato sensu) desenvolvendo TCC´s orientados às linhas de pesquisa.

Coordenador

Odacir Deonísio Graciolli

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

E-mail: ppgep@ucs.br - Telefone: (54) 3449-5200 - Ramal 5018
Campus Universitário da Região Vinhedos - CARVI
Rua João Dal Sasso, 800 - Bento Gonçalves - RS