Conteúdo de Marca

Economia Comércio em pauta

Prêmio Nacional do Turismo

A premiação reconhece iniciativas e profissionais que buscam inovações e contribuem para o fortalecimento da atividade turística no País
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Prêmio do Turismo Foto: Divulgação
Prêmio do Turismo Foto: Divulgação

O trabalho realizado pelo Sistema CNC-Sesc-Senac para desenvolvimento do setor obteve reconhecimento na primeira edição do Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), no dia 5 de dezembro, na Fundação Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

A premiação reconhece iniciativas e profissionais que buscam inovações e contribuem para o fortalecimento da atividade turística no País. José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), receberam menção honrosa como líderes do Turismo.

Roteiros inovadores

Na categoria Turismo Social, o projeto do Departamento Nacional do Sesc Capacitação em Roteiros Inovadores conquistou o segundo lugar. O projeto tem como objetivo a capacitação de profissionais no sentido de tornar os roteiros mais criativos, explorando a história, cultura e recantos das localidades visitadas. Atualmente, o Sesc trabalha com roteiros inovadores em 15 estados, com promoção de passeios e excursões por localidades como comunidades indígenas, zonas portuárias e engenhos. O prêmio foi recebido pelo vice-presidente Administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt.

Intercâmbio de conhecimentos

Na categoria Qualificação e Formalização no Turismo, o grande vencedor foi o Projeto Verena, desenvolvido pelo Senac no Rio Grande do Norte.

O projeto surgiu da parceria, iniciada em 2009, entre o Sistema Fecomércio-RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, por meio da Câmara do Comércio da Cidade de Trier. O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de conhecimentos a fim de contribuir para a implementação de novas tecnologias e desenvolvimento do turismo potiguar, o que tem possibilitado ao Senac-RN acesso a metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo.

A partir da estruturação do Projeto Verena, desde 2016, uma série de investimentos e ações foram implementadas, resultando na criação de 33 novos cursos pelo Senac, os quais já beneficiaram mais de 500 pessoas.