<% '///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// '// Inicialização dim alvo, firstRow, rowCount ' Ir buscar parametros request alvo = Request("alvo") ' A pesquisa do request firstRow = Request("fr") ' Primeira linha de resultados a mostrar rowCount = Request("rc") ' Record Count - numero de linhas a mostrar ' Valores default caso não encontre nada if firstRow = "" or not IsNumeric(firstRow) Then firstRow = 1 else firstRow = CInt(firstRow) End If if rowCount = "" or not IsNumeric(rowCount) Then rowCount = 10 else rowCount = CInt(rowCount) End If Dim ScriptName, ServerName ScriptName = Request.ServerVariables("SCRIPT_NAME") ServerName = Request.ServerVariables("SERVER_NAME") ' Construct base URL for navigation buttons dim URL URL = ScriptName & "?alvo=" & Server.URLEncode(alvo) URL = URL & "&rc=" & Server.URLEncode(rowCount) '///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// '// O form de pesquisa %>
Biblioteca Nacional  
Inicio A Vida A Obra Fontes Conhecimento Europeu da Obra Estudos Índice
Manuscritos
Impressos do Século XVI
Edições Modernas
 
 
   
   

NUNES, Pedro, 1502-1578 - 1

[Defensão do tratado da rumação do globo para a arte de navegar / Pedro Nunes]. - [antes de 1544]. - [V], 26, [III] f., enc. : papel, il. com representações de linhas de navegação ; 23 cm

Defensão do tratado da rumação do globo para a arte de navegar (cópia manuscrita) - Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze Cópia autógrafa (?), com algumas correcções e notas da mesma letra. - Texto em português.-

A atribuição de título em português deve-se a Joaquim de Carvalho: Defensão do Tratado da Rumação do Globo para a Arte de Navegar / Pedro Nunes. 1952, Revista da Universidade de Coimbra. 17; foi no mesmo ano publicado separadamente: Coimbra : [Universidade], 1952. Este investigador também publica, transcreve e reproduz em fac-símile o manuscrito pela primeira vez. - Título-resumo em italiano, segundo o catálogo da BN de Florença: [Alcune dimostrazioni in difesa della sua dottrina sulla curva lossodrometrica descritta dalle navi nelle lunghe navigazioni oblique al meridiano o all'equatore] (in: I codici Palatini... / Luigi Gentile. Roma : presso i principali librai, 1890, vol. II, p. 346-347).

Nos catálogos da Biblioteca Nacional de Florença, pelo menos desde finais do século XIX, este manuscrito era já referenciado como sendo da autoria de Pedro Nunes. Datação provável, segundo Joaquim de Carvalho. - Dedicado ao infante D. Luís (1506-1555), quarto filho do segundo casamento de D. Manuel: "Pero nuñez ao serenissimo prinçipe o ifante Don Luys" (f. 1), de quem foi professor de Filosofia, Matemática, Geometria e Astronomia.

António Ribeiro dos Santos referenciou o manuscrito que serviu de pretexto para a presente [Defensão....], como um dos manuscritos perdidos de Pedro Nunes, conferindo-lhe o título segundo o qual passaria a ser conhecido: Tratado da maneira de delinear o Globo para uso da Arte de Navegar, ou, segundo a opção de Joaquim de Carvalho, Tratado da rumação do globo para a arte de navegar, que havia sido dedicado ao príncipe D. Luís (1506-1555).
Este "primeiro" manuscrito, que nunca foi impresso, e do qual se desconhece o paradeiro, teria circulado nos meios científicos coevos e suscitado alguma crítica por parte de um autor não identificado, um "bacharel", na obra, em latim, com o título Tratado sobre o arrumar do globo. Pedro Nunes alude a este facto na parte introdutória da [Defensão...]: "Ly o tratado que hum Bacharel compos sobre o aRumar do globo a fim segundo por elle vejo de reprehender o que sobriso escreui na obra que deregi A. V. A. […]" [f. 1]. - Ao longo da obra, vai explicitando os erros do seu "detractor", ao mesmo tempo que defende os pressupostos que havia já colocado nesse referido manuscrito.

Pert.: o manuscrito foi herdado por Mathias Pereira de Sampayo, neto de Pedro Nunes, que, segundo A. Baião, nasceu em 1582; dele sabemos ter frequentado a Universidade de Coimbra, em Cânones, de 1600 a 1604, sem, contudo, se ter formado. Atesta a veracidade da letra de seu avô em carta datada de 1 de Setembro de 1645, sem indicação de destinatário, dirigida, segundo Joaquim de Carvalho, a Luís Serrão Pimentel: "...agora fazendo deligencia per seruir a Vm achei esse tratado da sua letra o qual com esta enuio a Vm." (esta carta encontra-se encadernada entre o f. 25 e 26, com a numeração recentemente atribuída "f. 25 bis" e "25 ter").

O manuscrito foi oferecido pelo cosmógrafo-mor e engenheiro-mor do reino Luís Serrão Pimentel (1613-1679) a Cosme III, príncipe de Médicis (1642-1723), grão-duque da Toscana (1670-1723), atento coleccionador de obras científicas e de matemática, antigo aluno de Galileu, e com quem Serrão Pimentel contactou em 1669, por ocasião da sua viagem a Portugal para visitar as principais praças militares portuguesas. No fólio [V r.], em letra seiscentista, encontra-se a seguinte dedicatória: "Serenissimo Senhor Cosmo Terceiro, Grande Duque da Toscana ESTE MANUSCRIPTO DO INSIGNE PETRO NONIO SALACIENse Offerece, dedica, consagra A VOSSA ALTEZA SERENISS.A O engenheiro Mor & Cosmographo Mor dos Reynos, & Senhorios de Portugal. Seu humillissimo Servo Luiz Serrão Pimentel". A oferta do manuscrito teria de ser, portanto, posterior a 1670. - Cosme III incorporou o manuscrito na Livraria do Grão-Ducado, herdada pela filha, Ana Maria de Médicis, que em 1737 fez doação ao estado italiano. Integrou a Biblioteca Palatina (o carimbo figura no frontispício) e em seguida o Museu de Física e História Natural de Florença.

Encadernação do século XVII em pastas de cartão revestidas de pele com ferros a ouro, corte dourado. Os cinco primeiros fólios e os três últimos correspondem a fólios de guarda.

SANTOS (1806); BAIÃO (1915); CARVALHO (1924); CARVALHO (1952)

Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze
Palatino 825



 
Início Mapa do Site Navegador
Créditos Direitos de Autor

© 2002 Biblioteca Nacional, todos os direitos reservados. Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos neste catálogo electrónico estão protegidos pela lei, ao abrigo do Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos.