Esportes

Botafogo vence os reservas do Corinthians em amistoso e completa a festa do título carioca

RIO - Uma semana depois de conquistar de forma incontestável o título carioca, o Botafogo recebeu o Corinthians, no Engenhão, em um amistoso para entrega de faixas. Mas se enganou quem achava que por ser uma partida comemorativa os times entrariam apenas para fazer festa. As equipes jogaram para valer e o Alvinegro carioca, que teve um Joel Santana sem prancheta no banco, fez o papel de campeão e venceu por 3 a 1.

( Vídeo: confira os gols )

( Veja a fotogaleria da festa )

Enquanto os titulares do Botafogo queriam fazer bonito para a torcida, os reservas do Corinthians tentavam mostrar serviço ao professor Mano Menezes. Resultado: um primeiro tempo de muitas oportunidades para os dois lados.

Logo no começo da partida os torcedores presentes ao Engenhão quase comemoraram. Aos sete minutos, Herrera tabelou com Renato Cajá e saiu na cara do gol, mas não caprichou na finalização e mandou por cima da meta. A resposta dos paulistas não demorou. Dois minutos depois, Souza, um dos mais vaiados pelos botafoguenses que não esqueceram o episódio do chororô, recebeu na área, girou e chutou para fora.

A marcação não era forte e o gol amadurecia. Jorge Henrique, porém, recebeu lançamento dentro da área e quis ser garçom, não finalizou e a zaga chegou antes para fazer o corte.

( Visite o blog do torcedor do Botafogo )

Pouco tempo depois, Herrera recebeu e rolou para Loco Abreu, que chutou para fora. Era o gol dos comandados de Joel Santana amadurecendo. No lance seguinte, Herrera recebeu na esquerda e cruzou para Abreu abrir o placar com a sua especialidade: gol de cabeça.

No intervalo, Joel Santana resolveu colocar o atacante Edno e o talismã Caio que, ao lado de Herrera e Loco Abreu, fizeram o quarteto de frente do Botafogo. E as alterações surtiram efeito cedo. Edno cobrou falta com uma pancada e ampliou a vantagem. Botafogo 2 a 0.

Com muito espaço e arriscando nas jogadas ofensivas, 10 minutos depois os Alvinegros comemoravam o terceiro. Marcelo Cordeiro ganhou a dividia com Alessandro, foi ao fundo e cruzou para o oportunista Herrera colocar a bola no fundo a rede.

Porém, como em toda festa, o convidado ganha um brinde. E ele veio aos 16 minutos, quando a defesa cochilou e deixou Souza entrar na área e aproveitar cruzamento de Defederico pela esquerda para fazer o gol de honra do Timão.

O que se viu depois foram apenas cordialidades entre os times. Satisfeito com o placar, o Botafogo pouco criou, enquanto a falta de criatividade do Corinthians bloqueava qualquer tipo de reação em busca do resultado positivo. BOTAFOGO 3 X 1 CORINTHIANS

Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: William de Souza Nery (RJ)

Auxiliares: Ediney Mascarenhas (RJ) e Marco Aurélio Pessanha (RJ)

Renda/público: R$ 88.935, 00/ 10.609 pagantes

Cartões Amarelos: Antônio Carlos, Loco Abreu, Sandro Silva (BOT); Leandro Castán (COR)

Gols: 44'/1ºT Herrera (1-0); 3'/2°T Edno (2-0), 13'/2ºT Herrera (3-0), 16'/2ºT (3-1)

BOTAFOGO: Jefferson; Fahel, Antônio Carlos (Wellingtom - Intervalo) e Fábio Ferreira; Alessandro (Marcelo Cordeiro - Intervalo), Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Edno - Intervalo), Renato (Caio - Intervalo) e Somália (Sandro Silva - 32/2ºT); Herrera (Lucio Flavio - 15'/2ºT) e Loco Abreu (Diguinho 41/2ºT). Técnico: Joel Santana.

CORINTHIANS: Rafael Santos, Alessandro (Balbuena - 20/2ºT), Paulo André, Leandro Castán e Escudeto (Dodô -16'/2ºT); Marcelo Mattos, Edu (Bruno Otávio - 38'/2ºT), Boquita e Defrederico (Taubaté 39/2ºT) ; Jorge Henrique e SouzaTécnico: Mano Menezes.