Rui Palmeira critica falta de clareza do Banco Central

05/05/2011 13:37 - Política
Por Assessoria
Image

Em audiência pública realizada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional nesta quinta-feira (06) em Brasília, o deputado federal Rui Palmeira (PSDB/AL) criticou a condução e a falta de clareza quanto a política econômica executada pelo Banco Central. O presidente do Banco Central Alexandre Tombini compareceu à Comissão para prestar esclarecimentos a deputados e senadores sobre a ameaça de surto inflacionário na economia brasileira.

“O presidente do Banco Central pouco explicou de concreto com relação ao tema que interessa de fato: o Brasil está preparado contra uma onda inflacionária? Contra aumento de preços como o da gasolina e dos alimentos? Contra a perda do valor dos salários? O presidente Tombini muito falou, mas pouco explicou. Falta transparência nesta discussão, que interessa a todo o país. Vou continuar cobrando estas respostas, porque a inflação está subindo e as autoridades parecem não ter controle sobre a situação” disse Rui Palmeira.

Durante a audiência, Rui Palmeira lamentou a falta de objetividade nas explicações do presidente do Banco Central, que se utilizou de termos pouco claros e abstratos para tentar explicar a política de controle da inflação adotada pelo governo. “Fluxo internacional”, “medidas macro prudenciais” e “política de esterilização” foram algumas das expressões pouco explicativas usadas por Tombini. “Na verdade parecem que as medidas são ‘micro efetivas' para o bolso do trabalhador brasileiro” criticou Rui Palmeira.

O presidente do Banco Central disse na audiência que o seu desafio no momento é fazer a inflação convergir para o centro da meta de 4,5%, apesar da pressão do preço dos alimentos e do petróleo. Outro problema que também pode impactar a inflação, segundo ele, é o intenso fluxo de dinheiro do exterior para o Brasil. O presidente do Banco veio ao Congresso cumprir um dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal que o obriga a relatar o que a instituição fez no ano passado em relação às políticas de taxa de juros, câmbio e crédito.

Participam da reunião parlamentares da Comissão Mista de Orçamento, de três comissões da Câmara (Finanças e Tributação; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Fiscalização Financeira e Controle) e de duas comissões do Senado (Assuntos Econômicos; e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle). Rui Palmeira é membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..