21/10/2010 05h43 - Atualizado em 21/10/2010 10h25

Toyota anuncia recall de 1,5 milhão de veículos

Montadora vai rever freios e fiação da bomba de combustível.
Recall envolve veículos nos EUA, Japão, China, Austrália e na Europa.

Do G1, com agências internacionais *

A fabricante japonesa Toyota, líder do mercado mundial de veículos, anunciou nesta quinta-feira (21) que chamará para revisão 1,5 milhão de veículos em todo o mundo. O recall pretende reparar problemas no selo do cilindro mestre do freio e na fiação da bomba de combustível.

O recall envolve os modelos Lexus (RX330, GS300, IS250 e IS350), Avalon, Reiz, Alphard e o Highlander. Ao todo, 750 mil veículos estão nos Estados Unidos, 582 mil no Japão, 60 mil na China, 50 mil em outros países asiáticos, 50 mil na Europa e 30 mil na Austrália.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da marca no Brasil que afirmou que por enquanto está descartada a a possibilidade de um chamado no país, já que nenhum dos modelos envolvidos na convocação são produzidos ou importados pela Toyota para o mercado nacional..  

A matriz no Japão afirmou que ainda analisa se será necessário recall oficial em outros mercados, incluindo outros países da América do Sul e África. Segundo a fábrica, o defeito não representa risco aos usuários e não há registro de acidentes provocados pelo problema.

O anúncio ocorre menos de dois meses após um recall de 1,3 milhão dos modelos Corolla e Matrix nos EUA e Canadá.

A Toyota não informou o custo do novo recall, tampouco revelou o impacto da operação em seus lucros.

Fontes do Ministério japonês de Transporte informaram às agências internacionais de notícias que repassou à montadora cerca de 600 reclamações de usuários.

Recall em 10 milhões de veículos
A Toyota já realizou recall em mais de 10 milhões de veículos no ano passado, principalmente por causa de um defeito constatado no acelerador de seus modelos.

(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse

Carregando...

Shopping
    busca de produtoscompare preços de