31/10/2010 20h20 - Atualizado em 31/10/2010 20h33

Presidente do TSE confirma vitória de Dilma no segundo turno

Vitória ocorreu às 20h04, segundo o ministro Ricardo Lewandowski.
Ele disse que eleições transcorreram em clima de tranquilidade.

Débora SantosDo G1, em Brasília

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, confirmou neste domingo (31) que Dilma Rousseff (PT) foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil. Segundo ele, a vitória foi confirma às 20h04, quando a petista alcançou 55,39% dos votos, contra 44,61% de José Serra, do PSDB.

“Eu tenho a grata satisfação de anunciar o sucesso do nosso sistema eleitoral e o avanço desta tecnologia genuinamente brasileira. Batemos um recorde: pudemos anunciar o resultado às 20h04. Tenho satisfação e orgulho em dizer que eleições transcorreram em clima de paz e tranquilidade em todo o país”, afirmou Lewandowski.

“Esse resultado representa vitória do povo brasileiro, povo pacífico, ordeiro, trabalhador, honesto. Representa também a consolidação definitiva das instituições republicanas, sobretudo da Justiça Eleitoral”, disse o presidente do TSE.

Abstenção
O presidente TSE divulgou também número parcial das abstenções nas eleições deste domingo. Até as 20h04, o índice de abstenções era de 21,18%. No primeiro turno, o percentual de eleitores que não compareceu foi de 18%. Segundo Lewandowski, no segundo, esse índice  tradicionalmente aumenta.

“Esse índice não macula o resultado final das eleições. Nós sabemos que tradicionalmente entre o primeiro e o segundo turnos há aumento no índice de abstenção. A Justiça Eleitoral estava preocupada e convocou os brasileiros para que comparecessem maciçamente às urnas. Tivemos alguns problemas, e o maior deles foi a ocorrência de um feriado prolongado em que muitos eleitores preferiam viajar. A seca no Norte, que levou muitos rios a não mais serem navegáveis, também contribuiu para este fato”, disse.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de